quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Canas SP 2016 Um pouco de História

História
Canas é um município brasileiro do estado de São Paulo, na microrregião de Guaratinguetá. Localiza-se a uma latitude 22º42'13" sul e a uma longitude 45º03'19" oeste, estando a uma altitude de 530 metros. Sua população estimada em 2004 era de 3.970 habitantes.
Possui uma área de 50,8 km². A densidade demográfica é de 77,92 hab/km².
O município fica entre Cachoeira Paulista a nordeste e Lorena a sudoeste.

A cidade Canas foi formada por imigrantes belgas, portugueses, brasileiros e principalmente italianos. Com a desapropriação de uma fazenda por parte do governo a fazenda das Canas, de propriedade do Alferes Francisco Ferreira dos Reis para o assentamento das famílias dos imigrantes. Esses imigrantes receberam terras com a finalidade de plantar cana para abastecer o Engenho Central de Lorena, em 1887.

Em 28 de junho chegou em Lorena a primeiros imigrantes italianos que se instalaram em Caninhas. “Caninhas” teve este nome devido o tipo de cana produzida no local, chamada crinolina.

Os imigrantes tinham um contrato por cada lote recebido, no valor de quatrocentos mil reis, e um prazo de quatro anos para resgatar a dívida. Após o termino do contrato podiam plantar o que quisessem. Eles cultivavam arroz, feijão, batata e verduras para sua subsistência de suas famílias.

Canas era uma área de mata fechada foi necessário desbravar a terra isto é arrancar o mato após roçamento, muitos imigrantes não agüentaram e retornaram para a Itália.

As primeiras famílias que vieram para Canas foram.

Italianos – Ligabo, Marton, Giordani, Albarello, Barsotti e Canitreri

Belga – Bronchaim

Português – Andrade e Livramento

Com a falência do Engenho Central de Lorena, os colonos foram obrigados a plantar diversos tipos de alimentos, vendiam arroz socado no pilão.

Os italianos trouxeram hábitos alimentares da terra natal tais como: macarrão, pão feito em casa, vinho e hatugue (bolinho de trigo feito com ovo). Eles também faziam festa em homenagem a Santo Antonio de três em três meses. Em 1904 construíram a igreja de Caninhas sendo a padroeiro Santo Antonio. Mais tarde construíram outra igreja no centro de Canas e a padroeira passou a ser Nossa Senhora Auxiliadora.

A colônia de Canas foi iniciativa do Barão da Bocaina, comendador Francisco de Paula Vicente de Azevedo um dos grandes incentivadores desse tipo de núcleo rural agropecuário do Vale do Paraíba.

A evolução de Canas passou de núcleo colonial agrícola (1890) para bairro, distrito e finalmente Município. Em 1960, pela primeira vez o bairro de Canas elegeu seu representante para camara municipal de Lorena, Sr. João Neri Marton. Em seguida o Sr. Arthur Domigues Quintas eleito vereador na legislatura 63/67 e 68/72.

Em 22 de março de 1992, foi realizado o plesbiscito popular, que optou pela emancipação de Canas. Em 30 de Dezembro de 1993. O Governador Luiz Antonio Fleury Filho assinou a Lei nº 8.550 que emancipou em definitivo o Distrito de Canas do Municipio de Lorena. Em 1996, foi eleito o primeiro prefeito de Canas Sr. Rynaldo Zanin que tomou posse a parti de 1º de Janeiro de 1997.

Segundo os estudos realizados pelo instituto Geográfico- IGC, quanto ao processo 2.969/91 da A.L.E.S.P., que tratou da criação do Município de Canas, nos trabalhos de campo não preocupação com as divisas, uma vez que as mesmas não poderiam ser alteradas, por tratar de um distrito cujo território fora definido em 1964, decorrido, portanto, trinta anos de sua existência.

Foi feito um estudo minucioso, sobre a historia cartográfica do município de Lorena e do distrito de Canas e também nova vistoria de campo, verificando o que se segue. Na elaboração do mapa e da descrição das divisões para a criação do atual Município de Canas ( lei de criação nº 8.550 a 30/12/93) ocorrendo os seguintes fatos. O distrito de Canas, do Município de Lorena foi criado pela lei nº 8.092.

Suas divisas, definidas sob uma montagem topográfica na escala 1:10000, de projeção policônica, datada do inicio do século. Com o advento da cartografia elaborada com base aerofotogrametria, ficou evidenciado que os documentos cartográficos anteriores, apresentavam falhas quanto ao registro de acidentes geográficos naturais, fundamentalmente no que se refere a rede hidrográfica. Foi realizado novo levantamento aerofotogramétrico em 1970 edição 1971, na escala de 1:50000 com informações mais precisas, transcrevendo de folhas antigas menos precisas, para as recém publicadas a divisão político- administrativa então existente.


Fazendas Históricas:

Fazenda São Pedro
Local: Bairro Caninhas
Distancia do centro: 2 km
Data da construção: 1945
A fazenda antigamente explorava o gado leiteiro e ainda continua com a atividade.


Fazenda Santo Antonio
Local: Bairro Vassoural estrada para Cachoeira Paulista
Distancia do Centro: 3 km
Data Construção: 1950
A fazenda antigamente produzia leite. Atualmente a fazenda faz reflorestamento de eucalipto já com 200 alqueires reflorestados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário